Facas para carne: quais os principais tipos e como escolher a ideal

Se você gosta de se aventurar no mundo da culinária e recebe a família e os amigos para as refeições, sabe a importância de ter os utensílios de cozinha adequados. Por exemplo, existe uma série de facas para carne, cada uma com a sua função.

Para aproveitar as vantagens oferecidas pelos diversos modelos, trouxemos uma lista com as funções dos principais tipos de facas para carne encontrados no mercado. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que levar em consideração ao comprar facas para carne?

Antes de falarmos sobre os modelos, é importante que você conheça algumas dicas para escolher os utensílios certos. A primeira é a frequência com que utilizará as facas. Por exemplo, um kit churrasco com vários acessórios é essencial para quem recebe convidados em casa frequentemente.

Outra dica para levar em consideração na hora de comprar a faca é optar por cabos com material confortável, que permitam firmeza no manuseio. Por isso, o utensílio também não pode ser muito pesado.

Independentemente do modelo (aço inox ou metal), é importante que as facas sejam devidamente higienizadas para que não enferrujem ou acumulem sujeira. Dito isso, vamos aos modelos!

Quais são os principais modelos de facas?

Trouxemos os principais modelos para você montar um kit de facas para carne de respeito!

Faca do chef

A faca do chef é a mais comum, principalmente para aquelas pessoas que costumam fazer churrascos. Ela possui uma lâmina comprida e a ponta mais curva. Essas características ajudam na hora de perfurar e fatiar carnes de todos os tipos (porco, boi, ave), tirar postas, entre outros. Se tiver que escolher uma faca só, esse modelo é perfeito, pois atende a várias necessidades.

Facas multiúso

Vale ressaltar que, apesar de bem parecidas, as facas multiúso possuem algumas especificidades em relação à faca do chef. Elas são mais compridas e servem, especialmente, para tirar bifes e limpar a carne, retirando nervos, devido à ponta longa e curva.

Faca de desossa

Como o próprio nome diz, ela ajuda a desossar a carne. Graças à sua lâmina fina e ponta arredonda, a faca de desossa é perfeita para tirar o osso da carne sem estragar a peça. Ela precisa estar sempre bem afiada, senão você terá que forçar muito para utilizá-la, o que pode causar acidentes.

Cutelo

O cutelo é um tipo de faca que possui uma lâmina bem grossa e retangular, que serve justamente para quebrar os ossos contidos na carne. Se utilizar outras facas, você corre o risco de inutilizá-las, pois os ossos são muito duros e só o cutelo é capaz de quebrá-los com eficácia.

Faca serrilhada

A faca serrilhada é aquela colocada à mesa para cortar a carne assada ou cozida em pequenas porções. Ela também pode ser utilizada no corte de pães e legumes.

Além das facas para carne, é essencial contar com acessórios para afiá-las corretamente, assim você aumenta a vida útil delas. Entre os acessórios estão a chaira, que acerta o corte, endireitando a faca, e a pedra para afiar, que tem uma espécie de lixa para devolver o corte ao utensílio.

Gostou do nosso artigo? Quer comprar os utensílios certos para a sua cozinha? Então acesse nossa página de facas e garfos para churrasco!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *